Dia-a-dia de uma viagem ao Japão.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Religião no Japão

Nestas quase 2 semanas que eu estou no Japão deu pra perceber uma coisa - que depois conversando com japoneses, eu vi que é mesmo mais ou menos isso. O japonês não é um cara religioso, e a religião é mais algo como uma tradição - às vezes tratado até como superstição. As duas principais religiões aqui são: Zen Budismo e o Xintoismo - ou seja, duas das religiões que menos se parecem como religiões, especialmente o Budismo que é quase uma anti-religião. E estas duas religiões não foram criadas no Japão, e sim importadas de outros paises, como China e Índia, e sofreram diversas alterações. É engraçado como o japones deixa as divindades do budismo, como no sanjusangen-do em Kyoto, mais serenas e calmas do que na Índia. Hoje, isto é mais uma tradição, e por isso mesmo tudo está tão bem conservado. Assim, eu percebo que a tradição é uma coisa muito importante para o japonês, e ter uma World Heritage, que é algo como um patrimônio mundial, é coisa que dá pra ver muito bem como causa orgulho aos japoneses. Eles adoram isso. Mas a religião aqui não é muito levada com afinco. Usa-se o ritual budista para o funeral e o xintoísta para o casamento. E aparentemente só. Alguns ainda rezam mais como um ritual de superstição do que como um ato realmente religioso, é como eu percebo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário